Diretor Técnico Dr. Fernando Rodrigues dos Santos CRM-PR 13.852

Infertilidade

Fator Tubário


 

As alterações nas tubas uterinas (trompas) são as principais causas de infertilidade feminina. As distorções desses órgãos ocorrem, na maioria das vezes, como seqüela de doenças inflamatórias prévias (principalmente as causadas por Clamídia e Gonococo) e endometriose que, nos dias atuais, aparece como uma das maiores causas relacionadas aos problemas de infertilidade feminina. Temos ainda, as alterações causadas pela laqueadura tubária.
 

As tubas uterinas têm um papel fundamental para a ocorrência da gravidez, afinal, é através desses órgãos que ocorre a fecundação do óvulo pelo espermatozóide.
 

Além disso, as trompas desenvolvem um papel primordial na movimentação do embrião até o útero.

Portanto, a avaliação das trompas é extremamente importante e será feita através de um exame chamado histerossalpingografia que pode ser visualizado na figura acima.

Nesse exame é injetado um contraste pelo colo do útero, o qual percorrerá o trajeto do sistema reprodutor feminino e serão realizadas várias radiografias que permitirão a visualização da cavidade uterina e da permeabilidade das trompas.